Departamentos
Departamento Espiritual – DE
Cabe ao Departamento Espiritual, desenvolver o trabalho de âmbito espiritual da Casa, com prévia aprovação da Presidência.
Este departamento está constituído dos seguintes setores:
1. Orientação mediúnico-espiritual;
2. Desenvolvimento da mediunidade;
3. Atendimento Especializado, Câmara de Retificação, Trabalho de Magnetismo;
4. Atendimento Fraterno;
5. Grupo de Desobsessão;
6. Coordenação de Passes;
7. Fluidoterapia.
Departamento Assistência Social – DAS
Cabe ao Departamento de Assistência Social, além de cumprir os itens de que trata o artigo 33 do Estatuto Social, o atendimento às famílias carentes distribuindo gêneros alimentícios, calçados e peças de vestuário.
Departamento da Infância e Juventude – DIJ
Caberá ao Departamento da Infância e Juventude – DIJ – a organização e o funciona-mento da Escola de Evangelização para crianças e adolescentes, de acordo com as determinações e normas do departamento competente da Federação Espírita do Estado do Rio Grande do Sul – FERGS.
Departamento de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE
Cabe ao Departamento do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE – pro-mover, dirigir e orientar o conhecimento da Doutrina Espírita, através do estudo teórico, sistemá-tico, racional e prático com o objetivo de proporcionar conhecimentos da Filosofia Espírita codificada por Allan Kardec.
Departamento de Assuntos da Família – DAFA
Cabe ao Departamento de Assuntos da Família – DAFA – promover um melhor relacionamento familiar nos seus múltiplos aspectos, através de palestras dentro dos princípios da Dou-trina Espírita, entre os trabalhadores, frequentadores da Casa e Assistidos pelo Departamento Assistencial.
Departamento de Obras
Cabe ao Departamento de Obras, a execução de consertos, reformas, construção e pintura para a conservação dos bens móveis e imóveis da Casa.
Departamento de Recepção
Cabe ao Departamento de Recepção, providenciar uma equipe de auxiliares capacitados, através dos trabalhadores da Sociedade, a fim de saudar de forma harmônica e cordial e de acordo com os princípios da Doutrina Espírita, todos que chegarem à Sociedade nos dias de trabalhos abertos ao público.
Departamento de Eventos
Cabe ao Departamento de Eventos, a realização de encontros, chás, almoços, feiras e reuniões e eventos de caráter social, a fim de angariar recursos financeiros para a realização de obras e a confraternização entre os trabalhadores e frequentadores da Casa.
Departamento Artístico Cultural – DAC
Cabe ao Departamento Artístico Cultural – DAC, propor e realizar atividades ou eventos artísticos, culturais e sociais, sempre orientados sob os princípios da Doutrina Espírita.
Departamento de Comunicação Social – DECOM
Cabe ao Departamento de Comunicação Social – DECOM, a coordenação, orientação e divulgação de avisos, convocações e cartazes nos quadros murais e diferentes mídias disponíveis, visando à divulgação, à orientação e à normatização dos mais diversos trabalhos realizados pela Sociedade a todos os associados e ao público em geral, bem como tudo que for em prol da divulgação da Doutrina Espírita, com prévia aprovação da Presidência, do Departamento Espiritual e/ou do Departamento Doutrinário – DEDO.
Departamento de Ouvidoria
Cabe ao Departamento de Ouvidoria, criar mecanismos para receber a demanda de sugestões, elogios, reclamações e críticas, visando melhor comunicação de sócios e frequentadores com a Sociedade.
Departamento Doutrinário – DEDO
Cabe ao Departamento Doutrinário – DEDO, planejar, promover, coordenar e orientar todas as ações relacionadas ao estudo e à divulgação da Doutrina Espírita, visando sempre a preservação da fidelidade doutrinária, bem como promover a capacitação dos trabalhadores Espíritas da Sociedade frente aos diversos trabalhos. O DEDO terá, sempre, como base principal as obras fundamentais de Allan Kardec, as obras reconhecidamente complementares a estas, bem como os dispositivos contidos no opúsculo da Orientação ao Centro Espírita, do Conselho Federativo Nacional e demais orientações da FEB e da FERGS.
Assessorias
Escala de Palestrantes e Convidados
Cabe ao Encarregado da Escala de Palestrantes, convidar, dentre os trabalhadores capacitados da Sociedade, os Médiuns que farão a abertura e os palestrantes para os dias de sessões públicas.
Grupo de Harmonização
Cabe ao Grupo de Harmonização, manter e zelar pelo silêncio e harmonia nas de-pendências da Sociedade, nos horários das palestras públicas, encaminhando as pessoas às salas de passe caso alguém passe mal ou haja incorporação.
Grupo de Vozes – Grupo de Vozes Vinha de Luz
Cabe ao Grupo de Vozes, formar e preparar o Grupo de Vozes para apresentações em datas comemorativas e festivas da Sociedade ou em outras instituições, sendo to-dos os cantores voluntários.
Sistema de Som
Cabe à assessoria do Sistema de Som, providenciar uma equipe de auxiliares para o atendimento e que terão as seguintes atribuições:
§ 1º – Os trabalhadores deste departamento ficam encarregados do controle do som, da iluminação e de disponibilizar as demais mídias da Sociedade quando solicitado.
§ 2º – Deverão disponibilizar o microfone para a abertura dos trabalhos e guardá-lo ao final da palestra.
Secretaria
Cabe à Presidência da Casa, designar o Encarregado da Secretaria que deverá providenciar uma equipe de auxiliares para manter o plantão de atendimento e que terão as seguintes atribuições:
§ 1º – Distribuir as fichas para o Atendimento Especializado, Câmara de Retificação e Trabalho de Magnetismo, 2 (duas) horas antes do início dos atendimentos e confeccionar a relação das pessoas que serão atendidas entregando-a aos respectivos departamentos quinze minutos antes do início dos trabalhos;
§ 2º – Distribuir as fichas para os passes bioenergético e especializado, anotando nas respectivas fichas e encaminhando as pessoas aos locais designados;
§ 3º – Informar, às pessoas indicadas para tomarem passes bioenergéticos e especiais, que não trouxeram o respectivo cartão, que deverão tomar passe isolado.
Biblioteca
Cabe a Biblioteca que promover a aquisição, o empréstimo e a venda de livros da Doutrina Espírita.
Grupo da Sopa – Voluntários de Francisco de Assis
Cabe ao Grupo da Sopa promover a aquisição de alimentos e realizar semanalmente a distribuição de porções de sopa a comunidade e famílias assistidas pela sociedade.
Patrimônio
Cabe à Assessoria de Patrimônio promover o controle, levantamento estatístico e fornecer relatórios referentes ao patrimônio material da sociedade.
Assessoria Digital
Cabe à Assessoria Digital promover a inovação, auxiliar a estabelecer instrumentos e ferramentas digitais para apoiar a sociedade.